sábado, 20 de junho de 2015

Pseudo-sofisticação.

Caros amigos.

Infelizmente, estou de volta ao Brasil...
Já tive a felicidade de ir algumas vezes ao EUA, e este, é sem dúvida nenhuma, o meu destino favorito.

Eu sei que é bonito dizer que gosta da Europa, ou de ilhas paradisíacas.... Soa mais culto, mais refinado, não é verdade? Mas como eu penso por conta própria eu posso dizer o que realmente me agrada. E nada mais legal do que a terra do tio Sam. 

Essa história de transparecer mais refinado é algo que me assombra. E toda essa gourmetização cresceu exponencialmente nesses últimos anos.

Tenho medo, de que, dentre algumas dezenas de anos não existam pessoas autênticas no mundo.

Qual é o problema de ser autêntico? porque seguir modismos inúteis? porque caralhos não pensar por conta própria?

As vezes, dou risadas altas por dentro, só de ver como algumas pessoas se tornaram patéticas.
Sabe o sentimento de vergonha alheia. As vezes chego a sofrer com o papel ridículo que as pessoas fazem.

Sabe quando uma pessoa antes de tomar uma taça de vinho, da uma balançada na taça de vinho, a coloca contra a luz, dá uma cheirada no vinho... faz uma cara de cú e depois dá uma "bebericada", aguarda alguns segundos, e faz um sinal de aprovação com a cabeça.






Me desculpe..... Mas se vc faz isso, vc é uma pessoa vergonhosamente patética.

Se vc faz isso, mesmo sem entender porra nenhuma de vinho, na tentativa frustrada de tentar impressionar quem está a sua volta....Lamento, mas pare de ler esse post, porque senão vc ficará ofendido.

Isso porque vc é uma maldito de um cretino!!!

Achar que entende de vinho já é algo bem patético. Falar sobre vinho, na tentativa de se mostrar refinado é de dar dó. 

Reprimir alguém porque a pessoa gosta de um vinho doce ou suave, com a seguinte frase: vc ainda precisa aprender a gostar de vinho!! é de uma prepotência que chega a ser risível.

Uma vez assisti um documentário da Discovery, em que um proprietário de uma grande vinícola de Napa Valley, falou que o jeito mais fácil de arrancar dinheiro na venda dos vinhos, é quando entrava alguém que se achava entendido de vinho. Ele vendia uma pseudo-sofisticação e o idiota saia com a sacola cheia. 

Aprenda que vinho bom, é o vinho que vc gosta. Só isso importa, e isso só importa pra vc. Geralmente as pessoas não gostam de vinho... elas tomam para se sentir refinadas. Dificilmente elas tomam sozinhas em casa. 
As que gostam, geralmente tomam vinhos com excelente custo/benefício, porque a única coisa que importa e se elas realmente gostaram do vinho. Simples assim.
Normalmente elas tomam os mesmos vinhos de sempre.... pois já sabem os que realmente agradam ao seu paladar.



E por falar nisso...


Qual é nova moda do momento??? 

As cervejas gourmets... 

Ahhh meu amigo!!! se vc caiu nessa, me desculpe, mas será que não te falta um pouco de autenticidade? 

Coisa mais chata do universo e extremamente patética é ver alguns dos meus amigos discutindo sobre cerveja gourmet. Tenho vontade de dar um tiro na minha cabeça....

Até alguns poucos anos atrás estava todo mundo feliz, agora nego tem que tomar um mijo quente amargo e tentar convencer todo mundo que isso é gostoso e que é seu paladar que ainda não é refinado.

Já vi caboclo, pegar a sua growler (se vc comprou uma para seguir essa nova tendência mundial, sinto lhe informar que vc é um sustentador do sistema, parafraseando mestre cachorrão), tomar um golinho de um mijo de R$ 20 reais o litro e virar a cara de azedo... e depois soltar a célebre frase: é forte e amarga mas é muito boa.

Kkkkkkkkkk. Que cena ridícula. 

Tenho vontade de gravar esse tipo de cena e mostrar para esse infeliz depois que todo esse modismo acabar. Junto receberá uma boa surra para deixar de ser maria-vai-com-as-outras. 

Discutir sobre cerveja falando sobre o trigo, o milho, o lúpulo, a cevada é coisa de baitola. Além de ser extremamente chato. Muito chato mesmo. Tal como falar sobre vinho. Tome o que te agrada cacete, não vai na onda dos outros... Se vc "descobriu" que essa é a sua verdadeira vocação e decidiu ser um mestre cervejeiro, aproveite e tire bastante dinheiro desses trouxas.... 

Gosto muito de cerveja, e provavelmente eu tome até demais.... mas sou sensato, sei o meu gosto e fico de fora de toda essa merda.


Eu me pergunto, porque as pessoas são assim? porque querer agradar os outros antes de agradar a si mesmo?

Porque essa tentativa de querer sempre se enturmar? de sempre fazer parte de algo?

Será que não é possível decidir por sua conta.

Porque vc precisa tanto da aprovação dos outros??? 

 

Quer ver outra cena patética dos dias atuais.

Eu me orgulho, de nunca, eu disse NUNCA, ter ligado para marca.

Cago e ando para marca, ter um jacarézinho na minha camisa não me torna mais especial... Inclusive acho brega demais por sinal.

Tenho roupas de marca, porque geralmente não as compro no Brasil, e marcas que são vendidas em loja de departamento lá, são consideradas marcas renomadas por aqui. 

Veja o quão retardado é os brasileiros. A merda da marca é vendida no Wal-Mart de lá, e é considerada uma roupa exclusiva por aqui. 

Só compro roupa lá porque é mais barato, simples assim. Com o dólar a esse preço, já não está mais valendo tanto a pena...Portanto dessa vez não comprei praticamente nada de roupa.

E um detalhe... compro o que eu gosto. Portanto as vezes sem saber, compro umas coisas que são consideradas como grife por aqui. Se uma camisa tem algum símbolo, ou bordado que me identifique com a marca eu não compro, pois como eu disse, eu acho extremamente brega ficar ostentando marca.

Minhas camisas sempre são sem identificação de marca. Olho a qualidade delas, se amassam fácil ou não, e coisas do gênero. Não me importo de comprar aonde for, só me importo com a relação custo/benefício e seu eu gosto dela.

No voo de volta, sempre vejo os patéticos brasileiros com camisetas que parecem letreiros com o escrito AEROPOSTALE, ou TOMMY ou seus jacarézinhos de merda. Seus tênis Nike com molinhas laranjas fluorescentes (credo), e coisas do gênero.

Meus deus, e essas pessoas se acham elegantes.


Eu sei que gosto é gosto. Mas eu também sei, só de ver a pessoa, quando ela quer fazer parte um grupo e ficar ostentando grifezinha de bosta.


Pior são os que pagam R$ 250 reais numa camisa de grife aqui no brasil, sendo que lá custa $ 16 dólares. 

Se essa pessoa pelo menos me explicasse com argumentos razoáveis, qual foi a razão de comprar tal roupa que não seja pela ostentação da grife!!!

E não estamos falando de milionários e sim da classe média do nosso país. Mais uma vez é a patética condição que umas pessoas se colocam, na tentativa de "parecerem" mais refinadas.



E a onda das Food Trucks..... Vendendo comidas gourmets....

Quer ganhar dinheiro? entre de cabeça nessa...

Invente qualquer coisa que pareça ser refinada, algo como um hambúrguer de cordeiro com mostarda dijon (uau), e venda numa carrocinha..

Carrocinha não!!! numa Food truck... É só americanizar o nome, e cobrar três vezes o valor normal... senão vc irá a falência.

E agora venda para patéticos brasileiros querendo ter uma vida nova-iorquina, num calor de 40 graus.




Parem de seguir modismos pelo amor de Deus, o que custa pensar por si próprio, e não pela cabeça dos outros.

Somos bombardeados 24 horas por dia com propagandas, mas eles sabem que a "grande maioria" das pessoas não conseguem raciocinar e viver de forma autônoma.

Comece a questionar tudo o que vc ouve (internamente é claro). Não tente convencer ninguém.
Citando o nosso grande Rover....tenha uma vida Low-profile ...seja simples.

E por falar nisso...


Existe gourmetização até na  linguagem.... Algo como entremear sua frase com algumas palavras em inglês, para denotar sofisticação - (whatever e over) que vieram com tudo, por exemplo. hahahaha
 
A pessoa escuta algum gracejo na internet e fica usando isso em toda a frase que formula. Coisa como "Só que não" e coisas do gênero.

Tenho uma amiga, que não consegue afirmar mais nada.... ela perdeu esse dom. Isso porque ela acha o máximo (na cabeça dela), cada sentença ser seguida de um "Só que não".

É outro caso que eu tenho que gravar e mostrar pra ela daqui uns anos...

O que era um gracejo, vira moda.... todo mundo começa a vomitar isso, e isso começa a ficar completamente irritante.



Porque essas coisas viram moda eu não sei. 


Tinha tantas coisas que eu queria falar sobre essa sofisticação brega, que está crescendo muito nesses últimos anos... muito disso, em virtude das redes sociais. Só que o post está ficando muito grande...

Aliás nada mais jacú de quem fica postando coisas do seu dia a dia no facebook. Eu tive o bom-senso de nunca ter Orkut ou Facebook, porque nunca vi nenhum benefício nisso. 


Esse post pode ter sido ofensivo para alguns. Mas a ideia é que as pessoas fiquem mais auto-críticas. 

Quero viver num mundo de pessoas verdadeiramente elegantes. E nada mais elegante do que a simplicidade. Mas isso não quer necessariamente falta de luxo. 

Vc pode usufruir de coisas realmente sofisticadas e caras nesse mundo, mas faça apenas porque é seu desejo, porque isso te fará verdadeiramente feliz, e que após vc analisar de forma criteriosa decidiu que é isso que vc quer..... e não porque é a última modinha do momento.
E tenha ciência de que vc pode pagar por tudo isso.


Gosto de luxo, mas sou eu quem decido o que é luxo, e não os outros....


Grande Abraço a todos